Thursday, February 22, 2007

TOP 5 músicas tontas sobre futebol


Não somos o único país a parar quando a nossa Selecção joga.


Param os serviços, os transportes, as forças policiais vão ver os jogos para o Marquês de Pombal, para controlar os milhares de portugueses que decidem festejar as vitórias junto do Sebastião de Mello e do seu leão.

Até me lembro que no Mundial de 2002, a Xoné colocou uma televisão na cantina a passar os jogos, para não haver "constipações" de última hora.

Os últimos jogos foram passados nas tapas do Lizarran, com muitas muitas cañas... e depois dos jogos passavam sempre as músicas mais parvas que se podem imaginar (que felizmente já nem me lembro, graças á quantidade abismal de cerveja que era ingerida nessas alturas). E a foto mostra um desses fantásticos momentos...




Pensando melhor no assunto, todas as músicas sobre futebol são parvas. Aliás, toda esta folia à volta do futebol é parva. Mas é preciso alimentar o povo e para isso lá está a nossa selecção, sempre pronta a fazer-nos puxar os cabelos, tirar as bandeiras dos baús e, já agora, beber umas cervejitas...
Foi por falta desta palermada toda que decidi dedicar um post ao futebol. E às músicas parvas que o rodeiam. Estive muito tentada em inserir na minha selecção o hino do Benfica por causa das papoilas saltitantes, mas ainda me metia em chatices, por isso, fica como Menção Honrosa.
E sem mais demoras aqui vai, as 5 músicas mais tolas sobre futebol:
1º Lugar - Zé Estebes - Bamos lá cumbada



A primeira que surgiu (pelo menos é a primeira que me lembro).
Foi escrita pelo Carlos Paião e interpretada pela personagem nortenha do Herman José, o mítico Zé Estebes. Para ouvirem e cantarem o célebre refrão:
Vamos lá cambada,
todos à molhada,
que isto é futebol total!
Deixem-se de tretas,
força nas canetas,
que o maior é Portugal!
Como alguém disse, não é português quem não souber cantar este refrão!
2º Lugar - Marco Horácio e amigos - Hino do mundial


Não consegui encontrar muitas informações sobre esta música, mas sei que é cantada pelo Marco Horácio e Pedro Ribeiro e o "Quaresma". É uma adaptação rasca do "Volare" dos Gipsy Kings, mas vale a pena ouvir!
3º Lugar - Irmãos Catita - É p'ra ganhar!


Não é das músicas mais interessantes dos Irmãos Catita, mas é uma boa música parva sobre futebol!
4º Lugar - Nelly Furtado - Como(e) uma força!




O hino oficial do Euro 2004! É parva... e além disso parece que a Nelly grita algo pornográfico e não aconselhável a menores de idade! Mas a verdade é que marcou esse verão louco, em que a Grécia nos deu o espancamento mais estúpido de sempre e, mais marcante, é que foi a música de espera da PT durante o verão inteiro. Sempre que se passava na Xoné, por um telefone que tocava esta música em alta voz, era sinal que estava em espera na PT :)
5º Lugar - Da Weasel - Menos ais a.k.a. a Música do Anúncio da Galp




Ganha pontos por ter o refrão mais parvo da história da música portuguesa. Mas perde lugares porque o resto da letra até está engraçada e tem um ritmo que me anima. Mais a mais, até curto o trabalho dos Da Weasel e merecem o meu mais sincero respeito pelo seu trabalho e uma grandessísima vénia. Pois ficaram em último lugar no meu top, mas isso até nem é um mau sinal :)
Inté

3 comments:

Anonymous said...

A música da Galp, embora cantada por um gajo que tem uma voz praticamente igual à do PacMan, não é dos DaWeasel.

Acho que ouvi o Pedro Ribeiro da Comercial a dizer isso várias vezes.

Btw, nice blog :p

margarido said...

Miguel, de facto é uma informação interessante, que até agradeço.
Mas bonito bonito, é saber afinal quem é o tipo! (quase que rima, hehe!)

Anonymous said...

Já está: http://outrora.eu/2007/03/29/viva-a-seleccao/