Tuesday, May 22, 2007

TOP 5 U.S. of A.

OK, eu disse que iria ser o TOP 5 músicas do Billy Idol, mas este TOP 5 surgiu primeiro.
Os americanos são muito nacionalistas. Não que isso seja mau. Nós até que precisávamos de um bocadinho de nacionalismo para animar o país, já que este ano não há Mundial nem Europeu e as bandeiras às janelas começam a desaparecer com o vento.

Com isso, fica um cheirinho do nacionalismo americano, embebido na sua cultura pop:

1º Lugar - Born in the USA - Bruce Springsteen

É óbvio que o Boss tinha de vir em primeiro lugar. O vídeo não é grande coisa, mas vale sempre a pena voltar a ouvir.

2º Lugar - Amerika - Ramnstein

Delicioso. Não percebo nada da letra, mas é sobre a globalização e a World Domination dos EUA.

3º Lugar - Surfing USA - The Beach Boys

Toda a gente conhece o Sufing USA dos Beach Boys. Praia, ondas, gajas, bronzeados, cabelos ao vento... diz que foram uma banda conhecida nos anos 60. Não há de ser por esta presença em palco, certamente.

4º Lugar - Kids in America - Kim Wilde

Um ícone dos anos 80, com uma música típica dos anos 80. Nada mais se poderia pedir do que um típico videoclip dos anos 80. Acho que vou cortar o cabelo como a Kim Wilde...

5º Lugar - L'America - The Doors

Esta música consta no último albúm editado pelos Doors. Já se consegue perceber que a voz do Jim começa a ficar afectada. No entanto, não deixa de ser uma música fantástica, como qualquer música dos Doors. Este vídeo não tem nada, apenas a música... Ah... Saudades dos Doors. We miss you, Jim!

Thursday, May 10, 2007

TOP 5 Cover Songs

Estas não são undercover, porque ainda não falei com o Nuno para fazer um episódio.
Mas se o fizesse, estas seriam as músicas que eu escolheria. Por acaso, acaba por ser uma selecção um bocadinho melancólica. Não tem qualquer justificação, simplesmente gosto muito destas covers:

1º Lugar - Johnny Cash - In my Life

Original dos Beatles, editado em 1965. É uma musica lamechas, que fala das coisas boas e más da vida, e como as recordações boas são as que ficam. Cantada pelo Johnny Cash já não parece lamechas, parece mais um fado. Foi editada em 2002, no álbum The Man Comes Around, que conta com várias covers desde os Beatles aos Red Hot Chilli Peppers. Não esquecer: Ver se arranjo este álbum.

2º Lugar - Scissor Sisters - Take me out

É um original muito bem esgalhado que os Franz Ferdinand editaram em 2004. Esta versão dos Scissor Sisters também está muito bem esgalhada, apesar do estilo dos Scissor Sisters não ser da minha preferência. O vídeo com a música original está aqui.

3º Lugar - Nelly Furtado - Crazy

Bom, já não é a primeira vez que admito no meu blog, que gosto de certas coisas das quais não me orgulho muito. Gostar de uma música da Nelly Furtado é uma dessas.
O original dos Gnarls Barkley foi editado em 2006 e foi sampled de um spaguetti western, teve o sucesso que teve e convenhamos que tanto a música como o vídeo são excepcionais. Não sei muito mais sobre a cover da Nelly Furtado, e também não me apetece estar a vasculhar o site da moça à procura dessa informação, com o devido respeito à senhora. Mas que de facto, está quase tão bom como o original, está.

4º Lugar - Travis - Hit me baby one more time

Lá está. O exemplo perfeito de como gozar com uma má música. Alguns dizem que esta versão que os Travis lançaram ainda é pior que o debut da Britney Spears, quando ainda não se metia nas drogas nem tinha rapado o cabelo. Fica aqui o vídeo do original de 1998, para não dizerem que sou má e porque não gosto de Brit.

5º Lugar - Nouvelle Vague - Dancing with myself

Nouvelle Vague é aquela banda boa onda, que faz umas covers à maneira, com aquele beat curtido da bossa nova. Gosto de muita coisa deles, mas gosto em particular desta música do Billy Idol. Ah, e também gosto muito do original. Sim, admito que gosto da música do Billy Idol. So what?

E até vos digo mais, o próximo TOP 5 vai ser sobre esse senhor...