Friday, December 15, 2006

Top 5 Psicopatas

Visto estarmos em plena festividade natalícia, lembrei-me se escolher os melhores psicopatas na história do cinema. Embora não tenha nada a ver com o Natal, pronto, lembrei-me apenas do tema, na sequência da notícia da realização do filme "Hannibal Rising (2007)", que conta a história do nosso ilustre Hannibal Lecter e como descobriu a sua natureza.
E assim é. Vejamos então quem pertence a esta bela selecção de actores que provocaram arrepios (e não só!) na grande tela:

1º - Dr. Hannibal Lecter


Responsável por uma das maiores sagas gore, que está prestes a ser aumentada, de onde surgirão para sempre memórias terríveis de sangue, tripas e pedaços de cérebro. Na minha perspectiva, foi uma brilhante actuação de Anthony Hopkins e foi ele que tornou esta personagem com um melhores psicopatas de sempre. Ok, então o Dr. Hannibal gostava de comer carne humana de vez em quando, mas o personagem é dotado de uma inteligência e capacidade de observação invejável que nos provoca aquele sentimento de dissonância desconfortável: "Então mas eu simpatizo com um psicopata?"
Ficam então o Silence of the Lambs, Hannibal e Red Dragon para apreciar este simpático personagem.







2º - Norman Bates

Por ter sido, penso eu, o primeiro psicopata do cinema, merece destaque nesta selecção. Como sabem, Norman Bates foi responsável pela morte da mãe de Jamie Lee Curtis nos primeiros 20 minutos do filme. Nunca nenhum realizador havia ousado terminar com a existência da personagem principal de um filme deste modo. Outra curiosidade reside no facto do filme ter sido filmado a preto e branco propositadamente, por ser demasiado horrífico a cores (técnica também utilizada pelo Tarantino em algumas sequências de Kill Bill, mas neste caso, porque não havia budget para mais sangue). Vi este filme mais tarde do que queria, porque já era bem crescidinha. O que o torna tão bom tantos anos depois? É que durante a semana posterior a ter visto o filme pela primeira vez, tomei sempre banho a olhar para a porta...

3º John Doe

O John Doe vive obcecado pelos 7 pecados mortais. O que o difere dos outros lunáticos é que John Doe leva a questão demasiado a sério. Personificando os 7 pecados nas pessoas que os cometem, o John Doe conseguiu proporcionar alguns dos momentos mais terríveis da história do cinema (ex. a preguiça). O filme Se7en (1995) é excelente. O Morgan Freeman é o maior, o Brad Pitt tenta fazer um papel sério, mas o Kevin Spacey mostra que é muito muito bom enquanto um serial killer inteligente, metódico e retorcido, que tem um carinho muito especial pela Divina Comédia de Dante e pelas suas impressões digitais...

4º Johnny Terrance

O Jack Nicholson é um excelente actor, e não só tem uma expressividade brutal como tem feições muito originais. Mas o tópico é sobre o Jack, mas o Terrance e não o Nicholson. "All work and no play makes Jack a dull boy". Bom, o Jack é um serial killer, mas porque está possuído e não porque fosse maluquinho como os anteriores. Conseguiu ganhar um lugar de luxo nas frases mais célebres de sempre: "Here's Johnny!!". Embora não seja um filme que me tenha marcado muito, merece o 4º lugar pelo excelente Jack Nicholson.





5º - Kevin

O Kevin gosta de assassinar prostitutas, guardar as cabeças e comer o resto. Também gosta de matar o que aparecer lá pelo rancho, como o Marv. Não tem um grande protagonismo no Sin City (2005) e não irá voltar a aparecer nas sequelas que prometem aparecer para o ano (ver Sin City 2). Ganhou o último lugar porque nunca fala, mesmo quando a ser torturado e comido vivo, e isso é muito perturbador.

Para trás, ficaram o Patrick Bateman e a Aileen, que deixo aqui como menções honrosas. Também merecem uma salva de palmas pelo trabalho que apresentaram. Aproveitem o Natal para ver estes filmes com família, no calor e aconchego do lar.

Inté.


4 comments:

Anonymous said...

Faltou-te o Chuckie ;) o famoso boneco assassino.

Abraço

margarido said...

Será possível ?!?!?
Boa pá!

José Castro said...

E o Malcom Rivers O:-)

margarido said...

É pá! Este é um daqueles actores que tem um ar natural de tarado. Como o Charles 'Haywire' Patoshik