Sunday, April 29, 2007

Top 5 Estatísticas de Futebol

Ontem foi o Benfica-Sporting. Felizmente, para os benfiquistas e sportinguistas presentes na mesa, o jogo acabou num empate e os ânimos não se exaltaram.

O jogo foi tão bom ou tão mau que me pôs a pensar sobre as brilhantes estatísticas que aparecem a meio o jogo. A posse de bola, os remates, os cantos, as faltas cometidas, os cartões assinalados.

Mas o futebol não é só isto. Há pormenores no futebol bem mais interessantes do que os cantos ou os remates. Por isso, aos senhores que escolhem as estatísticas que aparecem na nossa televisão, aqui vão as minhas sugestões. Penso que é muito mais importante assinalar:

1º - Número de penteados esquisitos (em frequência relativa, claro).

Não contam só os jogadores. O Paulo Bento tem aquele penteado que deve entrar em qualquer estatística deste género e por isso acho que os membros da equipa técnica de cada uma das equipas também deve ser considerado. Isto das frequências relativas não representa a realidade. Claro está que, se fôr a equipa onde joga o Abel Xavier ou o Vagner Love, merecem pontos extra.

2º - Número de calções puxados.

Com pontos extra se forem intencionais. Aquilo é um desporto tão másculo, que os atletas gostam de dar festinhas e palmadinhas uns ao outros. Já agora, trocar os calções entre si. Muito másculo, sem dúvida.

3º - Jogador com a langonha mais distante.

Ex.: Petit - Melhor langonhista da temporada. Mantém o record de 2,3m.

4º - Número de ranhocas atiradas para o campo.

Em percentagem, como as posses de bola. Ex. Sporting 47% - Benfica 53%

5º - Número de asneiras por equipa.

Como os cantos ou os remates à baliza. Ex: Sporting 6 - Benfica 398673698

Inté.

No comments: