Desta feita, apenas constituída por vozes masculinas. Mais do que pelas suas belas vozes, mas também pela sua capacidade de criar música, o que torna esta selecção bem artística no seu verdadeiro sentido.
A escolha foi feita de acordo com o número de músicas que aprecio de cada um destes Senhores (sim, com letra maiúscula), e não propriamente com o género ou com as vozes.
1º Lugar - Jim Morrison (Mr. Mojo Risin)
The one and only. O Rei Lagarto. Poderia enumerar todos os álbuns, as melhores músicas de cada álbum e recitar todo o "Celebration of the Lizard"....
Este gajo é o maior! Um verdadeiro génio musical que admiro acima de todos os que vieram e que virão. Ok, ok, drogava-se que nem um animal, fazia figuras tristes em público, mas a música que lhe vinha da alma é fantástica e há sempre pormenores novos a descobrir.
O artigo da wikipedia está longe de reproduzir o que Jim Morrison foi, mas sem dúvida que é um dos deuses da música. O Rei está vivo... mas o Rei Lagarto, atenção!
2º Lugar - David Bowie (Ziggy Stardust)
De rock psicadélico ao pop, David fez de tudo. A sua personagem Ziggy Stardust e os Spiders from Mars levaram-no ao topo da sua carreira (pelo menos, na minha opinião), onde as melhores músicas foram feitas.
Bowie tem estilo, tem carisma e está sempre à frente do seu tempo. Dos discos aos filmes, aos jogos de vídeo, às bandas sonoras, aos ISP's...
Fez 60 anos em Janeiro. A sua longa carreira ainda não terminou e, tal como outros, ainda tem muito para nos dar.
3º Lugar - Kurt Cobain
Pimbas... tinha de ser. O herói da minha adolescência. O gajo que aparecia nas t-shirts que eu usava no liceu. Gostava tanto do Kurt Cobain que a minha mãe me ligou à noite, para eu ver a notícia do seu suicídio na televisão. Gostava tanto dos Nirvana que ainda gosto de Nirvana.
É, de facto, uma pena que se tenha suicidado e, com a mesma idade de Jim Morrison, não conseguiu deitar tudo o que sentia cá para fora. Parece que fica um espaço em branco por preencher.
Kurt Cobain teria sido um propulsor, um dos iluminados que leva a sociedade a dar mais um passinho. E fica em 3º lugar por ter desistido...
4º Lugar - Manel Cruz
Pouco se sabe sobre Manuel Cruz. E para quem não sabe, é apenas um dos cantores/escritores/compositores portugueses mais talentosos do nosso país.
Infelizmente terminaram os Ornatos Violeta e pouco se sabe ao que acontecerá aos Pluto no futuro. Correndo o risco de não vir a ter a carreira que merece, espero apenas poder continuar a seguir o seu trabalho.
5º Lugar - Chris Cornell
Ex-SoundGarden e Ex-Audioslave. Não era muito fã dos SoundGarden e era... fanzinha, vá dos Audioslave. Confesso que sou muito mais fã da sua voz e das suas capacidades como escritor. Agora com 43 aninhos e uma carreira a solo para iniciar, ainda muita tinta há-de correr pelo mundo musical sobre este senhor.
A julgar pelo seu primeiro trabalho, o single para o filme Casino Royale, "You Know My Name", não me parece nada mal.... Já a julgar pelo seu segundo álbum a solo, erm.... que venha outro, por favor.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment