Friday, January 26, 2007

Top 5 filmes que caem na categoria "Que cena é esta, meu?"

Há filmes que vejo, que fico sem perceber se gosto deles ou não. Histórias esquisitas, com cenários esquisitos...

Este filme conta a história da invasão de extra-terrestres que clonam os corpos dos humanos e se multiplicam por uma éspecie de sementes gigantes. Com o objectivo de tornarem a Terra um lugar mais agradável, os clones não têm emoções e lentamente toda a Humanidade vai ficando apática. Parece que alguém se consegue escapar, ou talvez não...
4º Lugar: Videodrome (1983) - David Cronenberg
Um gajo que trabalha num canal de televisão descobre o Videodrome, que trará muito mais audiências. Só que o videodrome é muito especial e afecta a mente das pessoas... realmente muito, muito esquisito!

3º Lugar: They live (1988) - John Carpenter
Um gajo que consegue ver os ET's através dos seus óculos especiais de corrida. Há quem diga que é um dos melhores filmes de ficção alternativos.

2º Lugar: Cube (1997) - Vincenzo Natali

8 pessoas que não se conhecem de lado nenhum, acordam dentro de um cubo. Dentro desse cubo, há 6 saídas para outros 6 cubos. Há uma saída para o exterior...
1º Lugar: Akira (1988) - Katsuhiro Ôtomo
Sei que o M adora do Akira. É talvez um dos seus filmes favoritos. E como tenho o hábito de adormecer a ver anime, já tive várias oportunidades de tentar ver este filme. Começa com uns tipos a andar de mota e acaba com um tipo a fazer-se explodir... Porquê? Como? Não faço ideia, mas é uma das cenas mais esquisitas que vi.
Inté.

Thursday, January 25, 2007

Top 5 Oscar Winner Movies

Foi muito mais difícil do que estava à espera. Primeiro reunir todos os filmes que ganharam o Óscar de Melhor Filme nos últimos 78 anos, remover da lista os filmes que não vi, depois os filmes que não gosto... e depois?

Restou-me uma lista de 25 filmes, a partir da qual tive de eleger os 5 melhores. Como? Na gestão dos recursos humanos, há um método de avaliação de desempenho denominado de "escolha forçada" (desconheço se existe em qualquer outro ramo da gestão). Este método consiste na ordenação forçada de um conjunto de elementos, com base no critério do desempenho. X foi melhor que Y e pior que Z, e assim por diante.

Portanto, forçosamente os 5 melhores foram os seguintes:

5º - 1989 - Rain Man (1988)
4º - 1992 - Silence of the Lambs, The (1991)
3º - 1994 - Schindler's List (1993)
2º - 1973 - Godfather, The (1972)
1º - 1944 - Casablanca (1942)

Inté.

Tuesday, January 23, 2007

TOP 5 sexy songs

Para as pessoas que pensam que tenho muita imaginação, aqui vai o segredo: Quando me lembro de um TOP 5 que quero fazer mas não tenho tempo para o escrever, apenas coloco o tópico nos posts por publicar. Em noitadas longas como esta, em que a orçamentação do meu projecto final para a cadeira de Formação e Desenvolvimento vai de vento em popa, faço uma pausa para olhar para estes projectos parados e "Toma lá, vai buscar!".
Desta feita, com o apoio do youtube, para estimular o sentido visual nesta escolha, segue-se o TOP 5 de músicas sexy. Algumas mais sexy que outras, em que a única coisa que têm em comum é a palavra "sexy" no título da música.

1º - Air - Sexy Boy



Uma das minhas favoritas dos Air...


2 º - Right said Fred - I'm too sexy


ATENÇÃO: Sério candidato ao pior videoclip do século XX!

3º - Prince - You sexy MF


Estranhamente, não encontrei nenhum videoclip desta música. Será que é assim tão violento?

4º Hot Chocolate - You sexy thing


5º - Rod Stewart - If you think I'm sexy

Não encontrei a versão da Paris Hilton, suponho que deveria ser mais divertido!

Monday, January 22, 2007

TOP 5 músicas sobre o tempo

Saí à pouco da Universidade e comecei imediamente a chorar. Os dedos dos pés deixaram de responder ao meu pedido e até chegar ao carro pensei que fosse enregelar. "Maldito frio! ele anda aí, anda!"

Frio -> quentinho, quentinho-> verão, verão -> calor, calor -> tempo, tempo ->Top 5 músicas sobre o tempo... E foi assim...

1º - The Beatles - Here comes the sun



2º - The Doors - Riders on the Storm



3º - Dean Martin - Let it snow (para o Rech que gosta tanto desta música)



4º - Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Summertime



5º - Ramones - Have you Ever Seen the Rain



As restantes estão aqui. Querem escolher as vossas?


Top 5 eventos de Janeiro - Balanço

Este ano até está a começar bem.

1º - Senão vejamos: Acordei no dia 1 em Barcelona...



2º - Dia 6, fui ao Museu da Electricidade ver a Exposição StarWars:



3º - E ontem, Stomp no Casino:



4º- O piolhito anda incontinente e parece que afinal não é do radiador :)



5º - Só falta mesmo arranjar um estágio para que chegue às 5 estrelas!! É melhor despachar-me antes que o mês acabe!

Wednesday, January 17, 2007

Top 5 músicas para não ouvir ao volante...

...E obviamente que as tive de as tirar do leitor de mp3, porque de volta e meia lá apareciam no modo shuffle, a sair das colunas do meu pequeno piolhito.
Não conduzo muito, casa-trabalho-trabalho-escola-escola-casa. Mas conduzo com pressa, porque me atraso mais frequentemente do que eu desejaria. Conduzir com pressa é mau, conduzir com pressa a ouvir música propícia a carregar no acelerador, ainda é pior. Quem não conheça o piolhito, estará a pensar que atinjo velocidades supersónicas com o bólide, a verdade é que a relatividade funciona lá dentro, e aos 130 km/h parece que o meu pequenino vai levantar voo.

1º - Asian Dub Foundation - Fly Over


2º - 1208 - Fall Apart


3º - The Offspring - Genocide



4º - Franz Ferdinand - This Fire


5º - Audioslave - Show me how to live


Enjoy...

Monday, January 15, 2007

TOP 5 filmes para chorar que nem uma madalena

Gaja que é gaja, desfaz-se em lágrimas perante uma cena emocional da 7ª arte. Faz parte da natureza de gaja. Eu não sou excepção. Gosto de fingir que certas coisas não me incomodam, mas a magia do cinema faz-nos viver as situações que estamos a presenciar.
Por isso, deixemo-nos de manias e vamos lá admitir que todos nós nos emocionámos já com a magia do cinema, pelo menos uma vez.

Eu não o vou esconder, já me aconteceu várias vezes. E aqui segue a lista de filmes que mais me fizeram chorar, por ordem decrescente de soluço e lenços gastos:

Big Fish (2003), de Tim Burton - Para já, o filme está genial. E depois, toda a cena final, em que todos os personagens se juntam para ver o Big Fish a voltar ao rio é absolutamente fantástica. É um final excelente de um filme excelente. Para ver sempre que nos sentimos tristes com a realidade.

La vitta è bella (1997), de Roberto Benigni - Mais um filme que me faz chorar por ser tão feliz. Porque é tão fácil baixarmos os braços quando a vida não nos dá aquilo que queremos, difícil é olhar para a vida como algo de precioso que deve ser gozado sempre, contra todas as adversidades.

Schindler's List (1993), de Steven Spielberg - Pela brilhante actuação de Liam Neeson. A Lista de Schindler é um filme duro, cruel e violento. E a cena de desespero do Sr. Schindler é absolutamente aterradora. Ainda hoje choro que nem uma madalena, tal como o fiz no cinema S. Jorge, na sua estreia. Nunca assisti a um choro geral tão intenso, como dessa vez.

In the Name of the Father (1993), de Jim Sheridan - Nomeado para 7 óscares em 1994, sem ter ganho nenhum, para grande pena minha. Este filme tem tudo: cenas que nos revoltam, cenas que nos irritam, cenas que nos fazem rir, e cenas como a homenagem dos prisioneiros ao pai do Daniel Day Lewis. Mais a mais, porque esta história é verídica.

Forrest Gump (1994), de Robert Zemeckis - A única coisa que ele quis foi o amor da sua vida. Entretanto, aconteceram as coisas mais inéditas que pouco provavelmente poderiam acontecer ao mesmo homem. E é um filme muito giro, porque está tão bem representado.

E pronto... agora já podem gozar à vontade...

Wednesday, January 10, 2007

TOP 5 peças que não usaria nem que me pagassem

Começaram os saldos!
Para algumas gajas, é a altura ideal de renovar o guarda-roupa e consumir à bruta.
Quanto a mim, prefiro ficar bem longe desses actos selvagens que envolvem ir à Zara durante estas alturas do ano. Para já, não tenho nenhum curso de defesa pessoal e não tenho nenhum bastão de baseball ou até mesmo uma moca para me equipar devidamente. E como tenho apenas 1,5m de altura, sou facilmente derrubável quando tento alcançar uma peça de roupa desejada por mais 50 mulheres em fúria.
Outra das razões está relacionada com as propinas que pago na ULHT, que não me permitem grandes estouros no orçamento. A última e a melhor das razões é porque sou simplesmente esquisita com as coisas que visto. Não sou a única, mas sou uma das poucas gajas que conheço que não segue as modas e se recusa a comprar o que está na moda, por ser simplesmente feio.

Então aqui ficam, em homenagem às gajas com dois dedos de testa e continuam a manter-se fiéis ao seu gosto e não ao gosto imposto por esses capitalistas sedentos da indústria da moda (mental note: Rever o Zoolander), o TOP 5 de peças de vestuário e de calçado que eu jamais usaria, nem mesmo que me pagassem:

1º Lugar - Boleros


O mais ridículo destes meio-casacos não é o facto de se fabricar apenas metade do casaco. Mas são mais caros que os casacos completos e aquecem menos. Aliás, fazem-me lembrar os "boleros" que eu criei quando aprendi a usar a minha máquina de lavar. A questão que permanece é : Se eu encolher a roupa na máquina, já a estraguei. Mas se a comprar já encolhida, é moda?

2º Lugar - Coisas de gola alta com as mangas curtas


Alguém que me explique este conceito, porque certamente há algo que eu não estou a compreender. Tem gola alta. OK, então deve ser uma peça de inverno. Tem mangas curtas. OK, então deve ser de meia-estação. Mas se usar isto no inverno, tenho frio e se usar isto na primavera, fico cheia de calor. Is there a catch?

3º Lugar - Vestidos feios e caros


Este vestido em particular está à venda numa conhecida loja de vestuário, é de uma marca XPTO e custa mais de 200 euros. A minha avó tem aventais muito mais giros que isto, que custaram 10 euros o par. Porque é que existe a ideia de que as coisas caras até são giras??

4º Lugar - Botas Brancas


Pura e simplesmente feio. Mesmo que não seja bota, eu considero qualquer calçado branco é feio. Ah, e lembra-me sempre a Samantha Fox.

5º Lugar - Cuecas de gola alta


Sendo uma das maiores apologistas de calçado e vestuário confortável, recuso-me solenemente a vestir coisas destas. A maior parte das pessoas pensa que: Se algo é feio, então é confortável. Ou seja, para ser bonito não pode ser confortável. Em relação às cuecas de gola alta, este princípio não é válido. São feias e desconfortáveis. Qualquer cueca que impeça a pessoa de coçar o seu umbigo, é desconfortável. E, são feias. Pronto.

Tuesday, January 09, 2007

Top 5 dos que mudaram para pior

Também os há que aproveitaram o dinheiro e a fama para deitar tudo a perder. Os que foram um dia, crianças simples, nascidas em berço de ferro (porque na altura ainda não deveriam haver berços de polietileno ou lá como se chama o material) tornaram-se autênticos freak shows (uns mais que outros) e são verdadeiros candidatos aos Darwin Awards.

1º Lugar - Michael Jackson
OK, o corte de cabelo à microfone também não o favorecia, mas daí a fazer isto...
2º Lugar - Marylin Manson


Cá está. Um dia foi moço de coro, com grandes colarinhos pontiagudos, dentinhos de rato, e franjinha propícia ao gozo colectivo dos colegas. Sem ninguém perceber como, tornou-se um artista rock andrógino que fará tudo para provocar o choque e chamar a atenção. Na idade média, apareceria no circo sentado ao lado da mulher de barbas.

3º Lugar - Courney Love


De facto, a única coisa que esta senhora fez de jeito, foi o papel de drogada em Larry Flint, porque bastou apenas ser ela própria. Tenho o ódio especial desta senhora, associada à morte de um dos meus ídolos da adolescência, que a tornou uma espécie de Yoko Ono dos Nirvana.

4º Lugar - Pamela Anderson

Mais uma foto em que o penteado não favorece a pessoa. As permanentes foram uma moda terrível, e daí, a moda dos anos 80 em geral foi terrível. Excessiva silicone na boca e no peito também é um exagero. Ser famosa por isso é ainda pior.
5º Lugar - Jean Claude Van Damme



Desconfio que o Van Damme, assim gordinho e caixa de óculos, fosse vítima dos brutamontes da escola diariamente. Aqui não se vê os dentes, por isso desconfio que ainda por cima usava aparelho. Então, como qualquer criança gorda de óculos, que levou porrada na primária, dedicou-se às artes marciais. O chato desta história é que não tem jeito para as artes marciais nem como actor. Ele apercebeu-se disso e dedicou-se às drogas. Pronto.

Monday, January 08, 2007

Top 5 que mudaram para melhor

Há quem diga que os bebés são todos giros. Lamento discordar, mas nem todos o são.
As minhas irmãs que me desculpem, mas quando os meus sobrinhos nasceram, pareciam todos alienígenas.
Depois lá foram melhorando, a cor de pele fica normal, crescem o cabelo e os dentes e lá se tornam aqueles terroristas que corriam pela casa lá no Natal este ano.

Pensando neste assunto, lembrei-me daquelas fotos que circulam aí pela internek de como eram certas celebridades quando eram crianças. Algumas melhoraram consideravelmente, enquanto que outras... enfim, isso fica para o post seguinte.
Aqui está, a selecção Top 5 do "Then&Now":

1º Lugar - Angelina Jolie

Há quem a considere uma das mulheres mais bonitas do mundo. Como actriz, não creio que seja nada de especial, mas já o seu trabalho humanitário merece uma salva de palmas.

2º Lugar - Demi Moore

Também já foi considerada em tempos uma das mais bonitas mulheres do mundo. Medalha de prata por ter perdido os óculos e aquele penteadinho. Perde pontos por não ter feito mais nada senão mostrar o seu corpinho e ter sido casada com o Bruce Willis.
3º Lugar - Robert deNiro
O ar de rufia, credo! Quem diria que iria tornar-se num dos melhores actores da sua geração?
4º Lugar - Tom Cruise
Há quem diga que não é um dos que mudou para melhor, por causa da cientologia e de saltar no sofá da Oprah, mas já repararam na cirurgia dentária que o homem sofreu?

A moça de coro da igreja passou para a moça do sexo e da cidade que tanto me diverte. Ok, ok, deve ser de ser gaja, mas a série é o máximo!
Para amanhã: TOP 5 que mudaram para pior.

Top 5 David Bowie Cover Songs

Parabéns David! 60 primaveras não é para qualquer um.
Parabéns pelo teu aniversário e pelos teus achievements (ainda não consegui encontrar uma boa tradução para este termo).

Podia chatear o meu amigo Nuno para procurar umas covers de músicas tuas que tivesse para lá, mas não chegaria a tempo para lançar este post no dia do teu aniversário.

És tão grande que tantos te imitam. Muito difícil será chegarem algum dia aos teus calcanhares.

Em tua homenagem, aqui ficam algumas tentativas:

1º Nirvana - The man who sold the world
2º Tally Brown - Rock and Roll Suicide
3º The Gift - Absolut Beginners
4º Bauhaus - Ziggy Stardust
5º Golden Smog - Starman

Thursday, January 04, 2007

As duras do rock

Já não sei a propósito do quê, começámos a falar sobre este tema a poucas horas da passagem de ano, lá num bar de "camones" onde nos misturávamos lindamente (já que também éramos "camones"). As duras do rock. Começaram a surgir nos anos 60, com a Janis a liderar o grupo na brilhante interpretação de "A piece of my heart", entre outros. E a partir daí, começaram todas as seguir os seus passos. Em estilos que gosto mais, noutros que gosto menos, mas não é isso que está aqui em questão. É a selecção das duras do rock , que têm o talento e o carisma de suportar e se manter na dura vida dos palcos.
1º - Joan Jett - A Rainha

Joan Jett nasceu quando a Janis Joplin estava no seu auge, e aos 15 anos começou a acumular sucessos atrás de sucessos até aos dias de hoje. A sua marca foi "I love Rock and Roll", embora até prefira o "Let's do it" (OST de Tank Girl). Esta gaja dominou e continua a dominar...
2º - PJ Harvey - A deusa

Esta senhora tem a escola toda. Os pais deram a conhecer a música desde cedo e foi para a escola aprender saxofone. Também escreve sobre aquilo que gosta de tocar. "To Bring You My Love" foi o se primeiro sucesso a solo e a partir daí gerou um culto de fãs que seguem o seu trabalho religiosamente. Polly Jean contribuiu para a banda sonora de imensos filmes e até entrou no "Book of Life" (1998). Não conheço o filme, mas vai para a minha lista de filmes a ver. Aqui ficam "Down By The Water" e "Good Fortune". A não perder.

3º - Peaches - A maria-rapaz

Esta antiga professora primária e bibliotecária decidiu dar uma grande volta à sua vida para tornar-se numa das mais duras rockers comtemporâneas. O sexo e a identidade sexual são as suas preocupações e é senhora capaz de produz, compôr e interpretar todas as músicas. Tem imensas participações, incluindo com uma das bandas de gajas duras, as Chicks on Speed (Ver "We Don't Play Guitars"). Penso que falarei nestas senhoras mais tarde. Controversa, provocadora e moderna são os adejctivos que a caracterizam. Para ter uma ideia do trabalho desta senhora aqui ficam "AA XXX" e "Fuck the pain away".

4º - Skin (Ex-Skunk)

Quem me conhece sabe que não gosto da música dela. Nem quando estava nos Skunk Anansie. Verdade seja dita que esta mulher tem um vozeirão do demónio e parece que a carreira a solo até está a correr-lhe muito bem.
Ficam as provas em "Charlie Big Potato" e "Weak" enquanto vocalista dos Skunk Anansie e "Faithfulness" ou "Trashed" a solo.
Não há cá canções de amor lamechas, sobre fadas e príncipes. O mundo é assim, duro, negro e cruel. E é assim que ela o interpreta e exprime. É fantástico. É tão fantástico que até arrepia. E acho que é por isso que não gosto. Porque é demasiado verdadeiro e expressivo.
5º - Shirley Manson
Shirley não deveria necessitar de uma banda para vencer. Para já é gira, muito gira. E canta mesmo bem, pá! E desde pequenina que mostrou ser uma verdadeira dura, já que dia-sim dia-não andava à porrada na escola. Também sofreu de dismorfia corporal.
Enfim, os Garbage sem ela não seriam Garbage e foi com "I think I'm Paranoid" e "Push It" que ela mostrou o que vale.
Fala-se em projectos a solo, mas sempre sem muitos pormenores, por isso, é esperar que chegue o dia.
Encontrei algumas curiosidades no youtube, em que Shirley canta com Peaches e com Blondie, mas certamente que haverá muitas mais (como esta).
Devo dizer que este foi um dos TOP 5 que maior gozo me deu a escrever. É uma pena não saber cantar, nem tão pouco chegar aos calcanhares de qualquer uma destas senhoras aqui citadas. Mas todas elas são uma inspiração por quererem fazer da música uma arte através da qual se exprimem ao mundo de como o vêem. Dá que pensar sobre a nossa postura perante a realidade e o que fazemos acerca disso.
Próximo TOP 5: Bandas de gajas.