Monday, January 15, 2007

TOP 5 filmes para chorar que nem uma madalena

Gaja que é gaja, desfaz-se em lágrimas perante uma cena emocional da 7ª arte. Faz parte da natureza de gaja. Eu não sou excepção. Gosto de fingir que certas coisas não me incomodam, mas a magia do cinema faz-nos viver as situações que estamos a presenciar.
Por isso, deixemo-nos de manias e vamos lá admitir que todos nós nos emocionámos já com a magia do cinema, pelo menos uma vez.

Eu não o vou esconder, já me aconteceu várias vezes. E aqui segue a lista de filmes que mais me fizeram chorar, por ordem decrescente de soluço e lenços gastos:

Big Fish (2003), de Tim Burton - Para já, o filme está genial. E depois, toda a cena final, em que todos os personagens se juntam para ver o Big Fish a voltar ao rio é absolutamente fantástica. É um final excelente de um filme excelente. Para ver sempre que nos sentimos tristes com a realidade.

La vitta è bella (1997), de Roberto Benigni - Mais um filme que me faz chorar por ser tão feliz. Porque é tão fácil baixarmos os braços quando a vida não nos dá aquilo que queremos, difícil é olhar para a vida como algo de precioso que deve ser gozado sempre, contra todas as adversidades.

Schindler's List (1993), de Steven Spielberg - Pela brilhante actuação de Liam Neeson. A Lista de Schindler é um filme duro, cruel e violento. E a cena de desespero do Sr. Schindler é absolutamente aterradora. Ainda hoje choro que nem uma madalena, tal como o fiz no cinema S. Jorge, na sua estreia. Nunca assisti a um choro geral tão intenso, como dessa vez.

In the Name of the Father (1993), de Jim Sheridan - Nomeado para 7 óscares em 1994, sem ter ganho nenhum, para grande pena minha. Este filme tem tudo: cenas que nos revoltam, cenas que nos irritam, cenas que nos fazem rir, e cenas como a homenagem dos prisioneiros ao pai do Daniel Day Lewis. Mais a mais, porque esta história é verídica.

Forrest Gump (1994), de Robert Zemeckis - A única coisa que ele quis foi o amor da sua vida. Entretanto, aconteceram as coisas mais inéditas que pouco provavelmente poderiam acontecer ao mesmo homem. E é um filme muito giro, porque está tão bem representado.

E pronto... agora já podem gozar à vontade...

1 comment:

José Castro said...

Cinco filmes fenomenais, sem dúvida alguma... :-)

Curiosamente, estou prestes a postar uma lista de 5 ou 6 filmes :-)