Friday, December 22, 2006

Top 5 Flickr pics of Barça

Daqui por uma semana já lá estou...
E sei que quando lá estiver, vai passar tudo a correr... Por isso, fui já dando uma olhadela nas fotos que inúmeros anónimos tiraram da cidade e escolhi as melhores. As que vão entrar nos seus sonhos até lá chegar...


5. No bairro gótico
















4. A Sagrada Família






















3. Parque Guell















2. Mais Parque Guell

















1. La Pedrera

Friday, December 15, 2006

Top 5 Psicopatas

Visto estarmos em plena festividade natalícia, lembrei-me se escolher os melhores psicopatas na história do cinema. Embora não tenha nada a ver com o Natal, pronto, lembrei-me apenas do tema, na sequência da notícia da realização do filme "Hannibal Rising (2007)", que conta a história do nosso ilustre Hannibal Lecter e como descobriu a sua natureza.
E assim é. Vejamos então quem pertence a esta bela selecção de actores que provocaram arrepios (e não só!) na grande tela:

1º - Dr. Hannibal Lecter


Responsável por uma das maiores sagas gore, que está prestes a ser aumentada, de onde surgirão para sempre memórias terríveis de sangue, tripas e pedaços de cérebro. Na minha perspectiva, foi uma brilhante actuação de Anthony Hopkins e foi ele que tornou esta personagem com um melhores psicopatas de sempre. Ok, então o Dr. Hannibal gostava de comer carne humana de vez em quando, mas o personagem é dotado de uma inteligência e capacidade de observação invejável que nos provoca aquele sentimento de dissonância desconfortável: "Então mas eu simpatizo com um psicopata?"
Ficam então o Silence of the Lambs, Hannibal e Red Dragon para apreciar este simpático personagem.







2º - Norman Bates

Por ter sido, penso eu, o primeiro psicopata do cinema, merece destaque nesta selecção. Como sabem, Norman Bates foi responsável pela morte da mãe de Jamie Lee Curtis nos primeiros 20 minutos do filme. Nunca nenhum realizador havia ousado terminar com a existência da personagem principal de um filme deste modo. Outra curiosidade reside no facto do filme ter sido filmado a preto e branco propositadamente, por ser demasiado horrífico a cores (técnica também utilizada pelo Tarantino em algumas sequências de Kill Bill, mas neste caso, porque não havia budget para mais sangue). Vi este filme mais tarde do que queria, porque já era bem crescidinha. O que o torna tão bom tantos anos depois? É que durante a semana posterior a ter visto o filme pela primeira vez, tomei sempre banho a olhar para a porta...

3º John Doe

O John Doe vive obcecado pelos 7 pecados mortais. O que o difere dos outros lunáticos é que John Doe leva a questão demasiado a sério. Personificando os 7 pecados nas pessoas que os cometem, o John Doe conseguiu proporcionar alguns dos momentos mais terríveis da história do cinema (ex. a preguiça). O filme Se7en (1995) é excelente. O Morgan Freeman é o maior, o Brad Pitt tenta fazer um papel sério, mas o Kevin Spacey mostra que é muito muito bom enquanto um serial killer inteligente, metódico e retorcido, que tem um carinho muito especial pela Divina Comédia de Dante e pelas suas impressões digitais...

4º Johnny Terrance

O Jack Nicholson é um excelente actor, e não só tem uma expressividade brutal como tem feições muito originais. Mas o tópico é sobre o Jack, mas o Terrance e não o Nicholson. "All work and no play makes Jack a dull boy". Bom, o Jack é um serial killer, mas porque está possuído e não porque fosse maluquinho como os anteriores. Conseguiu ganhar um lugar de luxo nas frases mais célebres de sempre: "Here's Johnny!!". Embora não seja um filme que me tenha marcado muito, merece o 4º lugar pelo excelente Jack Nicholson.





5º - Kevin

O Kevin gosta de assassinar prostitutas, guardar as cabeças e comer o resto. Também gosta de matar o que aparecer lá pelo rancho, como o Marv. Não tem um grande protagonismo no Sin City (2005) e não irá voltar a aparecer nas sequelas que prometem aparecer para o ano (ver Sin City 2). Ganhou o último lugar porque nunca fala, mesmo quando a ser torturado e comido vivo, e isso é muito perturbador.

Para trás, ficaram o Patrick Bateman e a Aileen, que deixo aqui como menções honrosas. Também merecem uma salva de palmas pelo trabalho que apresentaram. Aproveitem o Natal para ver estes filmes com família, no calor e aconchego do lar.

Inté.


Tuesday, December 12, 2006

Top 5 pormenores de Natal

Hoje pensei em fazer um post sobre o Natal.
Sobre as coisas preferidas do Natal? Não me parece...!
Sobre as coisas que me irritam do Natal? Isso é para outro blog...!
E porque não dar uma certa atenção ao pormenor? Não falo das decorações de natal nas ruas nem na árvore da Praça do Comércio... mas sim daqueles pormenores da nossa rotina que mudam e enquanto que alguns são extremanente irritantes, alguns até são divertidos!

1º - Os 3 feriados do mês de Dezembro... - Com sorte, calham todos a dias de semana!! Menos aulas, menos trabalho, mais preguiça... hummm!

2º - As filas de embrulhos nos centros comerciais... - Nestas alturas tento encarar a compra de um livro na FNAC como um jogo, com vários níveis. No primeiro nível, tento encontrar o livro que quero, evitando ser atropelada por aqueles anõezinhos maquiavélicos que as pessoas teimam em levar para os centros comerciais. No segundo nível, tento encontrar uma fila para poder pagar o livro e defender o meu spot na fila com unhas e dentes (é pena não poder equipar-me com um taco de baseball). No 3º nível, em algo que se assemelha a um jogo de plataformas tento esgueirar-me pela fila dos embrulhos e conseguir sair do outro lado sem perder nenhum membro. É um exagero de pessoas numa fila, com crianças (esses demónios natalícios) maldispostas, que correm, pisam, gritam, empurram, suam, fumam... Não o desejo a ninguém!

3º Os pijamas cor-de-rosa com ursinhos que me oferecem todos os anos... - É garantido! Um pijamita cor de rosa e criança, com as meiazinhas a condizer... Quando não têm ursos estampados, têm corações. Mas não há crise, as instituições de caridade agradecem.

4º Os meus gatos a tentarem caçar as bolas da árvore de Natal. - A dita chega a cair ao chão várias vezes durante a época natalícia. É especialmente divertido quando ficam com as patinhas presas à árvore e começam a stressar porque já sabem que não podem.. Eventualmente, mandam a árvore ao chão, ficando por baixo dela, mas isso nunca foi impeditivo de o voltarem a fazer na hora seguinte. Este ano não fiz a árvore de natal, mas agora que me lembrei disto, acho que vou pendurar umas bolas de natal pela casa para os pequeninos se divertirem.

5º O "Sozinho em Casa" que passa na televisão o mês inteiro. - Não sei como é que conseguem, mas desconfio que se trata de uma conspiração dos canais nacionais para enlouquecerem as pessoas durante as festas, passando o mesmo filme over and over again. Pode ser que este ano, voltem a meter a "Música no Coração"!

Inté.

Tuesday, November 28, 2006

Top 5 músicas que se cantam no banho

Isto de ter um blog Top 5 começa a ter a sua piada. Quando me dou conta, começo a tentar reunir as Top 5 coisas mais absurdas que se possam imaginar.
Esta é uma delas. Não sei cantar, não tenho o mais mínimo jeito e felizmente que ninguém se lembrou de me pôr a cantar karaoke no jantar da faculdade da semana passada.
Portanto, na intimidade do meu banheiro é que solto a fera que há em mim e tento cantarolar umas coisitas. Não têm nenhuma característica especial, são apenas músicas que me fazem companhia durante aqueles sagrados minutinhos em que a água escorre pela cara e nos lembramos que a vida até vale a pena.

1º - Teresa - Lisboa à noite
2º - Frank Sinatra - My way
3º - Xutos e Pontapés - Homem do Leme
4º - The Doors - L.A. Woman
5º - The Offspring - Bad Habit

Agora faço uma breve remissão a este post do Top 5, porque tenho de voltar aos estudos.

Inté.

Thursday, November 23, 2006

Top 5 "Os mais duros"

Impunha-se, obviamente, que o tópico seguinte fosse acerca dos mais duros do cinema. Desta vez decidi basear a minha escolha nos actores que representaram os papéis mais duros do cinema, mas também que ficaram associados à imagem de duros.

Ficaram de fora alguns papéis brilhantes como o de Bruce Willis em "Die Hard" ou Rutger Hauer no "Blade Runner", mas não podemos tê-los a todos.

5º - Steven Seagal

Este gajo é o maior! Em qualquer filme com o Steven Seagal, ele é o herói solitário que mata os maus todos com as suas próprias mãos. Às vezes usa armas, mas só quando está cansado.
É mestre nas artes marciais de Aikido e Kendo e também percebe acunpuntura para se curar de uma batalha quase sempre perdida.
Duro que se preze, fica sempre com a gaja e o Steven Seagal não é excepção.

4º - Chuck Norris

Foi um dos discípulos de Bruce Lee e estreou-se no cinema levando um grandessímo tareão desse Sinhor Bruce, nas ruínas do Coliseu de Roma. A sua carreira foi marcada por sagas como Delta Force e Desaparecido em Combate, mas o seu auge (pelo menos para mim) foi enquanto Ranger do Texas.
Este senhor é tão duro que tem um site especialmente dedicado às suas capacidades e aos seus feitos. Sugiro que visitem o site Chuck Norris Facts e compreendam bem o que este homem representa.
"Guns don't kill people. Chuck Norris kills People."

3º - Clint Easwood

Um dos melhores cowboys da tela em "O Bom, o Mau e o Vilão" e um dos inspectores mais duros de polícia de São Francisco em "Dirty Harry".
Depois passou-se para actor de filmes lamechas e para a realização de filmes esquisitos.



2º - Sylvester Stallone

Este actor nasceu com uma paralesia no maxilar que provocou uma deficiência grave na fala, e ainda por cima é um duro na vida real. Foi expulso de 14 escolas na sua adolescência e antes de ir para a Marinha, onde foi descoberto.
Rocky, Rambo e Tango foram alguns dos seus personagens duros mais inesquecíveis da história.





1º - Charles Bronson - O duro dos duros. Não há palavras para descrever a arte deste actor que nunca se ri, nunca manda piadas e está sempre pronto para sacar da sua arma e matar os maus.
A este senhor lituano faço uma vénia pela qualidade cinematográfico a que nos habituou e é com grande tristeza que me lembro que actores destes, há muito poucos. Talvez não vejamos nenhum assim nos próximos tempos.

E se "Guns don't kill people. Chuck Norris kills People." Então "Guns don't kill people. Chuck Norris kills People. And Charles Bronson told him how to do it."


Inté.

Friday, November 17, 2006

Top 5 "As mais duras"

Na 7ª arte, nem sempre foram os homens que dominaram o mundo com armas, ou derrotaram os mais temíveis inimigos com as suas próprias mãos.
Não, meus senhores, a história cinematográfica também está repleta de donzelas em perigo, que arregaçaram as mangas e mostraram o que valem.

Aqui vão as duras do cinema:

1º - Ellen Ripley



A Sigourney ficará na história com uma das melhores Sci-Fi chicks de todos os tempos. Depois disso, pouco mais fez de interessante ou de sedutor em matéria de explodir cabeças e assassinar extraterrestes.

Beatrix Kiddo



É muito triste escolher a Uma Thurman como uma das mais duras, sabendo que esta actriz dedica-se actualmente a comédias sem o mais mínimo de qualidade. Verdade seja dita, para além do Gattaca e do Pulp Fiction, acho que a moça não fez muita coisa de jeito. Mas merece o segundo lugar deste top 5, pela agilidade com uma espada samurai, o jeitinho para sacar olhos e claro, a "5 point palm heart exploding technique!"

Sarah Connor



Está provado que as mães fariam qualquer coisa pelos seus filhos, mas o que esta tipa fez é absolutamente fora de série. Curiosamente, esta também é uma actriz que saiu do anonimato para brilhar ao lado do Terminator, e depois voltou discretamente para o anonimato.

Jean Grey / Phoenix



"Há e tal, e esta gaja não é muito dura." O quê??? Então esta gaja consegue sobreviver a uma massa de água de uma barragem inteira, domina aquilo que lhe apetece com a mente, destrói o namorado, destrói o seu professor, e não é uma das mais duras? Peloamordedeus!

Lara Croft



O último lugar vai para a heroína dos videojogos, imortalizada na tela pela jeitosa da Angelina Jolie. A razão pela qual fica em último lugar é simples. Como é que uma gaja consegue manter o cabelo sempre tão penteado e as unhas tão bem tratadas quando anda nas suas aventuras arquelógicas?

P.S. - Obrigada ao meu mais que tudo, pela ajuda e pela ideia!

Inté.

Monday, November 13, 2006

Top 5 provérbios

Esta é dedicada ao meu amiguinho playmaker, que já me sugeriu o tema antes de ao outro lado do mundo e voltar.
No fundo, eu estava só á espera que ele voltasse para ver o post (cof cof...)
Então o que há a dizer sobre provérbios? São máximas da sabedoria popular, que são passadas de geração em geração até se tornarem parte da nossa cultura. Utilizo algumas, não muitas, e as minhas preferidas são as seguintes:

1º "Quem não arrisca, não petisca." - Máxima de vida... mas cuidado com os riscos!

2º "Mesa sem pão, casa de vilão." - É a minha avózinha que diz... e por isso que tenho sempre de ir buscar pão à rua antes do jantar.

3º "Amigo não empata amigo." - E ser um verdadeiro amigo é isso.

4º "De águas paradas, espera veneno" - É um provérbio do Inferno do "Casamento entre o céu e o inferno" do William Blake e utilizo-a com muita frequência. Tem muitas interpretações, pelo que deixo isso ao vosso critério.

5º "Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho." - E a verdade é que vejo muitos maluqinhos a fazê-lo...

Tuesday, November 07, 2006

Top 5 Cheer up songs

Feeling blue? Need to cheer up?

Sim, não há nada que uma boa música não resolva. Para dias como hoje, em que estou tão cansada que já não consigo pensar nem relacionar conceitos e conteúdos, ou para outros dias em que me sinto incapaz ou insegura de fazer o que seja, há sempre uma selecção de músicas que me anima e mesmo que continue a sentir-me incapaz ou insegura, ou cansada, ao menos já me estou nas tintas para isso.
Estas músicas animam-me sempre, em todas as ocasiões:

Rock and Roll Suicide by David Bowie - O David não sabia, mas quando compôs esta música, fê-lo para mim. É a minha música. O que tem de particular é que basta apenas ouvi-la uma vez para me sentir melhor comigo mesma, porque me dá um fôlego tão grande. É uma injecção de identidade e de auto-estima.

L.A. Woman by The Doors - Tem vindo a acompanhar-me desde a adolescência. Tem um ritmo alucinante e dá-me vontade de pegar no carro e conduzir até ao fim do mundo. Atenção que este videoclip está uma bosta, por isso a quem conhece a música, não aconselho que vejam este vídeo.

Walk on the Wild Side by Lou Reed - Não sei o que é que tem de especial, se a melodia, o ritmo ou a letra. Mas faz-me sentir bem comigo comigo mesma.

Cry me a River by Julie London - Suponho que esta música anime qualquer mulher. A mensagem é um pouco semelhante à de "I will survive" da Gloria Gaynor, mas a música é mais calma e traz um bocadinho da sensação de vingança servida em prato frio. Alargando o espectro de análise, fala em ultrapassar os nossos próprios obstáculos e ficarmo-nos a rir deles no fim.

Dia Mau by Ornatos Violeta - "Eu vou dar-te a provar o travo amargo da solidão..." Quem é que disse que a música portuguesa não é boa? É pena não ter um video a acompanhar, vale a pena ouvir.

Inté.

Wednesday, November 01, 2006

Top 5 albuns de estudo

Hoje, feriado, dia de Todos os Santos.
Não tem qualquer significado especial para mim , nem nunca teve. Mas este ano veio mesmo a jeito. Tenho 6 trabalhos para 4 cadeiras, 2 dos quais tenho de entregar esta semana, e os outros 4 para ir fazendo ao longo do semestre e ir apresentando a minha evolução semanal aos professores. Enfim, vicissitudes da reforma de Bolonha.
Significa isto que tenho um feriado inteiro para pôr os meus trabalhos em dia. E não há nada melhor do que ouvir boa música enquanto estudo. Posts sobre música serão sempre controversos devido às dissonâncias cognitivas... Ai, lá estou eu com termos académicos. Por causa dos gostos, pronto.

Então aqui vai a minha selecção de albuns para se ouvir enquanto se está a estudar:

1º - Chet Baker - Chet (1991) - A nata da nata. É o meu albúm de jazz favorito e ouço-o sempre que posso, para além dos dias de estudo.
Nouvelle Vague - Nouvelle Vague (2005) - Posso ignorar que está a tocar enquanto estou a tirar/fazer apontamentos, mas também posso cantar ao som destas belíssimas covers quando estou a trabalhar em algo mais prático.
Röyskopp - Melody A.M. (2001) - Acho que são noruegueses. E tocam bem. E este albúm é bom que se farta.
Tosca - Suzuki (2000) - Na verdade, qualquer albúm de Tosca é bom para ouvir enquanto se estuda. É pena a banda não ter um site.
Jacinta - Laurent Filipe Presents a Tribute to Bessie Smith (2003) - Não se aplica a todos os tipos de estudo, porque a D. Jacinta canta uma músicas que dão vontade de acompanhar. E torna-se mais fácil acompanhar a D. Jacinta que o Sr. Kurt Lewin ou que o Sr. John Kotter. E depois quem se chateia é o Sr. Prof. João e quem tem uma má nota? Eu...

Inté.

Monday, October 30, 2006

Top 5 lojas favoritas

Há aquelas lojas na net que nos dão vontade de comprar tudo o que aparece no catálogo.
Com a aproximação do Natal, aqui se seguem as minhas sugestões para as compras online - São mais fáceis de procurar do que nas lojas reais e não temos de ficar nas filas para as pagar ou para os embrulhos:

Fnac - A Fnac da vida real torna-se o verdadeiro pesadelo durante a época natalícia. Agora o site foi renovado e as pesquisas foram melhoradas. O tempo passado na loja online é inferior ao tempo passado na loja real, embora em ambas acabe sempre por comprar mais qualquer coisa que inicialmente tinha previsto.
Muji - É das minhas lojas preferidas quando vou a Itália visitar a família emigrante (também é das poucas em que tenho algum poder de compra). Muji em japonês significa "produto de marca branca com grande qualidade". Tem uma selecção variadíssima de produtos originais e as encomendas online funcionam rápido e eficientemente.
Amazon - Este site dispensa apresentações. Vou procurar à Amazon o que quer que seja que não encontro na Fnac.
Webboom - Não tanto para prendas de Natal, mas mais para encontrar livros técnicos que não se vendem em muitos lugares. Porque não é muito conhecido, normalmente encontro aqueles livros raros, quando esgotados, e não muito caros. Também têm alguns livros não técnicos, mas para isso há a Fnac.
Thinkgeek - O único motivo que me leva a colocar esta loja em último lugar foi a dificuldade/impossibilidade de conseguir fazer com que uma encomenda chegasse às minhas mãos. OK, na altura vigorava o temor do Antrax através do correio, mas as taxas aduaneiras também não ajudaram. Mas continua a ser uma das minhas lojas preferidas, cheias de originalidades e de ideias divertidas. Não se podem fazer encomendas muito caras, mas enfim.

Inté.

Monday, October 23, 2006

TOP 5 Superstições

Reparei à pouco que tinha 13 posts no meu blog. Numa fracção de segundo pensei "Não posso deixar 13 posts no blog porque dá azar!". Mas dá azar a quê? A quem? Será como aqueles e-mails em cadeia que, se os apagares cai-te o cabelo todo e uma desgraça irá assombrar a tua família até ao final dos dias??
Bom, então porque não? Aqui vai o Top 5 superstições idiotas:

1º Gatos Pretos - Ah e tal, dão azar e carregam o demónio. Adoro a minha gatinha preta e gorda e nunca, nos seus 9 anos de vida, me deu azar. É querida e fofinha e meiguinha e não tem nada de demoníaco.
2º Passar por baixo de escadas - OK, isto é simplesmente estúpido. Assim como não vou atravessar a autoestrada a pé, não me meto debaixo de uma escada.
3º Abrir o guarda chuva dentro de casa - Então alguém me explique como é que é suposto secar o dito quando se chega a casa?
4º Entrar com o pé direito - Confesso que nunca percebi esta superstição e sendo uma canhota nata, geralmente inicio as minhas caminhadas com o pé esquerdo. Significa isto que provavelmente sempre entrei nos locais com o pé esquerdo e nunca me aconteceu nada de especial.
5º Bater na madeira - Curiosamente esta superstição surgiu com os egípcios e índios sul-americanos, que acreditavam que as árvores eram as moradas terrestres dos Deuses. Ao baterem no tronco das árvores com os nós dos dedos, invocavam os Deuses para lhes pedir perdão. Agora o que é que isso tem a haver com o bater com os nós dos dedos em qualquer peça de madeira para "não morrermos hoje" é que eu não percebo.

Inté.

Friday, October 20, 2006

Top 5 David Fincher

Fazer posts só sobre géneros de filmes é muito complicado quando se gosta muito de cinema. Nunca seria capaz de escolher os 5 melhores filmes de ficção científica ou de acção, por isso optei por escolher os 5 melhores filmes de um realizador. Penso também vir a escolher os 5 melhores filmes de um actor, por exemplo.

O facto de ser o David Fincher não tem uma justificação. Foi o primeiro que me lembrei que não é muito conhecido, mas os seus filmes são. Aqui vai a minha escolha:

Fight Club (1999)
Se7en (1995)
Alien³ (1992)
The Game (1997)
Panic Room (2002)

David Fincher não realizou muitos mais filmes e é conhecido por ter recusado a realização de filmes como Mission: Impossible III (2006), The Black Dahlia (2006), Spider-Man (2002), Catch Me If You Can (2002) e Batman Begins (2005). É capaz de ser o realizador com menos protagonismo de Hollywood e sua aposta vai para os filmes que não têm só o objectivo de entreter as pessoas. Deve ser por isso que aprecio este realizador.

Inté.

Thursday, October 19, 2006

Top 5 Separados à nascença

Eles andem aí pela net, já os encontrei em vários sites, e encontram-se semelhanças verdadeiramente fantásticas nas pessoas mais diferentes do mundo.
Podem fazer umas pesquisas por "Separados à nascença" encontrarão coisas engraçcadinhas. As minhas preferidas são:

1º Seu Jorge, Saci Pererê e Kumba ialá (ok, são trigémeos separados à nascença). Um é musico, o outro é uma personagem do Sítio do Picapau Amarelo e o último é Presidente de uma República.

2º Mckenzie Crook e Paulo Bento. Deve ser só da franjinha panasca.


3º Esta já é uma velha conhecida. Toy e Hervé Villechaize. De certeza que são gémeos!


4º Mad Max e José Mourinho. Quem diria que o Mourinho nas horas vagas andava de mota?


5º The last but not the least, o meu preferido:


Inté.

Wednesday, October 18, 2006

TOP 5 Ódios de Estimação

Penso que os ódios de estimação são produtos da nossa mente para mantermos a nossa sanidade mental.
Fomos ensinados a não esbofetar uma pessoa porque se encharca em perfume às 08h da manhã e temos de fazer a viagem toda do metro debaixo do seu sovaco, porque somos civilizados, mas o facto de nos irritar profundamente leva à criação de um ódio de estimação brutal. Não sei quanto aos outros, mas eu vivo feliz com os meus ódios de estimação, acho-os saudáveis e acalmam-me o espírito.

Obrigada à miguinha Melga pela ideia (porque eu prometi não escrever nomes)

Então aqui estão os meus ódios de estimação:

1º A loira burra que aqui trabalha, que tresanda à perfumaria inteira toda junta e que só fala de dietas, índices de massa corporal, dietas, astrologia, dietas, e outras coisas estúpidas desse género. Tem a secretária cheia de diplomas e peluches, que mais parece uma loja de brindes do que um posto de trabalho.

2º Aos senhores dos Audis e BMWs que vão levar os filhos ao colégio de S. João de Brito de manhã e estacionam os carros na via pública. Nota explicativa: Entre as paragens de metro e autocarro e o colégio são 200m. Porque raio não os deixam à porta do metro mais próximo? acham que não há já trânsito suficiente dos moradores da zona?

3º O gajo bicha da minha turma, cuja vida pessoal é mais importante que a vida académica de toda a turma. Ouve alguém que lhe disse: "Vou lá fora suicidar-me e já venho!"

4º O gajo ultrabicha que trabalha aqui no andar de cima. É parecido com a loira burra no ponto um, mas o facto de querer ser ainda mais gaja que uma gaja dá-me vontade de lhe apertar o pescoço sempre que me cruzo com ele. Para além da astrologia, também gosta muito do espiritismo.

5º As pessoas que fazem xixi na rua, que cortam as unhas no comboio, que falam alto no autocarro, que tiram a cera dos ouvidos com a unha grande do dedo mindinho, que acham que os homens são melhores que as mulheres, que acham que as mulheres são melhores que os homens, que afirmam que Portugal é um país de incompetentes sem se achar incompetente, que nos fazem diagnósticos clínicos sem terem tido uma única aula de Biologia, e por último, aos "pintas" do tuning.

Inté.

Monday, October 16, 2006

Top 5 desbloqueadores de conversa

Por força da situação, do local ou da circunstância, somos por vezes obrigados a participar em conversas de situação.
Porque algumas pessoas não suportam estar caladas, mesmo quando não têm nada para dizer, ou simplesmente porque faz parte da nossa natureza, sermos seres sociais, segue-se o Top 5 desbloqueadores de conversa, temas utilizados para estabelecer um diálogo que podia perfeitamente não existir:

Meteorologia - Falar do tempo durante 5 minutos até consegue ser uma tarefa árdua. Se chove, é porque chove, se faz calor, é porque está calor....
Trânsito - Fica sempre bem partilhar as angústias da hora de ponta, especialmente quando se fecha ao trabalho. Há ainda quem junte os dois tópicos (Ex. A culpa deste trânsito é da chuva!)
Futebol - Utilizado frequentemente nos cafés e particularmente pelos benfiquistas.
Política - Verifica-se com maior frequência nos táxis. Sucintamente, basta falar mal dos nossos governantes e acusá-los em voz alta de "LADRÕES"!
Doenças - Desconheço como se desbloqueia uma conversa utilizando as doenças. Mas a verdade é que sempre que entro numa sala de espera, já estão em amena cavaqueira, duas velhotas, a discutirem as doenças dos seus familiares. Uma vez ia adormecendo no centro de saúde com uma velhota a falar-me das doenças de gatos que já tinha ouvido falar, quando apanhei uma infecção provocada pelas dentadas do meu gatinho laranja. Seria da velhota ou das drogas que já tinha tomado... mas mesmo assim...

Inté.

Friday, October 13, 2006

Top 5 Gato Fedorento

Ontem esqueci-me de colocar o 2º lugar no top 5 sketches do Gato Fedorento.
Hoje, terminamos assim este ciclo com o 1º e 2º lugares deste top.

Como sempre, podem dar as vossas sugestões para outros temas ou deixarem cá a vossa própria selecção.

1º lugar - Caçadas com o Zé Carlos
2º lugar - Lusco Fusco
3º lugar - A minha vida dava um filme indiano
4º lugar - O Atum
5º lugar - Concurso de velhinhas

Menção honronsa: Gajas mesmo boas, Tá Male! e as Grandes Questões do nosso tempo...

Muito muito díficil esta escolha...

Inté!

Wednesday, October 11, 2006

Top 5 Gato Fedorento

E hoje, para marcar o 3º lugar deste top 5 de videos do Gato Fedorento, escolhi um dos mais velhinhos que passou ainda quando o Gato fedorento ainda era apenas um bebé.

Enjoy... "A minha vida dava um filme indiano"




Inté.

Tuesday, October 10, 2006

Top 5 Gato Fedorento

Em quarto lugar, numa escolha que começa agora tornar-se mais difícil que eu suponha inicialmente, segue-se o sketch do "Atum":



Inté.

Monday, October 09, 2006

Top 5 Vídeos do Gato Fedorento

Durante esta semana, vou nomear os melhores "sketches" do Gato Fedorento, dos últimos dias.
Em 5º lugar, o concurso de velhinhas com doenças.

Friday, October 06, 2006

Top 5 videoclips pirosos

É difícil estar a fazer posts sobre música se não conseguir colocar aqui samples ou até mesmo a própria música.
Por isso, e graças ao Youtube, tenho o audio e o vídeo para poder partilhar convosco a minha selecção dos videoclips mais pirosos de sempre:

1º David Hasselhoff - Hooked on a Feeling
2º Prabhu Deva - Kalluri Vaanil
3º Happatai - Yatta
4º Elton John - Nikita
5º José Cid - A pouco e pouco

Espero que se divirtam tanto a ver e a ouvir a minha selecção quanto eu me diverti a fazê-la.
Como sempre, todas as sugestões são aceites e benvindas, por isso não hesitem em deixar cá um comentário com as vossas escolhas ou com ideias para outros TOP 5.

Inté.

Wednesday, October 04, 2006

Top 5 cenas gore do cinema

Há momentos mágicos no cinema, em que nos obrigamos a pensar que aquilo não pode, simplesmente, ser real.
Momentos gore, alguns que me fizeram rir, outros que me fizeram por as mãos na boca, e outros que me fizeram tapar só um bocadinho da cara (mas o suficiente para espreitar para a tela)

É uma escolha difícil pois o mundo do cinema está recheado destas preciosidades:

1º A cena da orelha - Reservoir Dogs (1992)
2º A cena do berbequim - Hostel (2005)
3º A cena da motoserra - Dawn of the Dead (2004)
4º A cena das vísceras - Hannibal (2001)
5º A preguiça - Se7en (1995)

No último, há que fazer uma ressalva relativamente ao grau de gore que a cena contém. Na verdade, impressionou-me mais a descrição do que o detalhe visual (os ambientadores presos no tecto e a ausência de língua).

Bom, aqui termino um post que não aconselho a pessoas sensíveis ou que tenham acabado de comer.

Inté.

Thursday, September 28, 2006

Top 5 refeições que não mudam

Não sei quanto a vós, mas quando vou a certos restaurantes como sempre a mesma coisa. Às vezes, escolho outro prato, mas acabo sempre por me arrepender. Então segue a selecção, sem nenhuma ordem definida:

1º Filetes de peixe galo com açorda - Restaurante 1º de Maio.
2º Naco na pedra com batata assada - Restaurante Sul.
3º Lamb Tika Masala com arroz basmati e cheese nan - Restaurante Everest.
4º Bife da vazia com molho cervejeira e batata frita. Não esquecer o cheesecake com frutos silvestres. - Restaurante Cervejeira Lusitana.
5º Galinha com frita com amêndoas - Qualquer restaurante chinês.

Tenho todo o gosto em vos explicar onde são os restaurantes em questão. Se quiserem, mandem-me um mail a pedir essas informações.

Wednesday, September 27, 2006

Top 5 albúms da minha adolescência

Não têm nenhuma ordem em particular e visto que a minha adolescência já acabou, penso que é um bom tema para começar, já que é imutável.

1º Nirvana - Nevermind (1991)
2º Offspring - Smash (1994)
3º The Doors - Waiting for the sun (1968)
4º Metallica - Ride the Lightning (1984)
5º Green Day - Dookie (1994)

Experimentem escolher os vossos albuns preferidos da vossa adolescência. É um exercício muito gratificante.

Inté.
O primeiro post é sempre o mais difícil.
Há que apresentar o blog às pessoas, dizer do que se trata em poucas palavras, e tentar inserir uma piadola fácil para cativar visitantes e fazê-los voltar.

Portanto, first things first. A ideia do Top 5 é catalogar tudo aquilo que me apeteça: músicas, filmes, sabores, lugares, peúgas, whatever. Ideias sobre temas são sempre benvindas e como ainda não tive tempo de criar um endereço de mail para isso, utilizem o irrita.me@gmail.com.

Inté.